sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Pálido Ponto Azul

                        Não tenho muito o que dizer sobre isso, Carl Sagan, gênio. 

Essa mensagem nos faz perceber o quão pequenos somos, o quão mesquinhos somos, às vezes, com nossas disputas, com nossa arrogância, com a nossa hipocrisia e egoísmo. É uma pena que poucos conseguem entender, que poucos apliquem isso, que poucos se importem, porém eu tenho certa que a grande minoria que entende isso, que admira isso, esses sim tem o dom de criar um mundo melhor e nos tirar dessa vida medíocre. 



"A Terra é um palco muito pequeno em uma imensa arena cósmica. Pense nas infindáveis crueldades infringidas pelos habitantes de um canto desse pixel, nos quase imperceptíveis habitantes de um outro canto, o quão frequentemente seus mal-entendidos, o quanto sua ânsia por se matarem, e o quão fervorosamente eles se odeiam. Pense nos rios de sangue derramados por todos aqueles generais e imperadores, para que, em sua gloria e triunfo, eles pudessem se tornar os mestres momentâneos de uma fração de um ponto. Nossas atitudes, nossa imaginaria auto importância, a ilusão de que temos uma posição privilegiada no Universo, é desafiada por esse pálido ponto de luz.

Nosso planeta é um espécime solitário na grande e envolvente escuridão cósmica. Na nossa obscuridade, em toda essa vastidão, não há nenhum indicio que ajuda possa vir de outro lugar para nos salvar de nós mesmos. A Terra é o único mundo conhecido até agora que sustenta vida. Não há outro, pelo menos no futuro próximo, onde a nossa espécie possa migrar. Visitar, pode, assentar-se, ainda não. Gostando ou não, por enquanto, a terra é onde temos que ficar.

Tem-se falado da astronomia como uma experiência criadora de firmeza e humildade. Não há, talvez, melhor demonstração das tolas e vãs soberbas humanas do que essa distante imagem do nosso miúdo mundo. Para mim, acentua nossa responsabilidade para nos portar mais amavelmente uns para com os outros, e para protegermos e acarinharmos o pálido ponto azul: o único lar que nós conhecemos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário